1 de dezembro de 2014

1º de dezembro - Dia mundial de luta contra AIDS


ooooie !

Vamos falar de um assunto SUPER importante hoje? a AIDS
Como prevenir? como se contrai o vírus HIV? e mais...


O dia 1 de dezembro foi internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à AIDS e é uma data para que o mundo una forças para a conscientização sobre essa doença. Desde o final dos anos 80, tal dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV no planeta, e diariamente surgem 7.500 novos casos.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) é uma doença provocada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico do doente, mais precisamente os linfócitos T CD4+, e provoca uma alteração no mecanismo de defesa do corpo, ocasionando o surgimento mais frequente de doenças.

Nem sempre uma pessoa portadora do HIV está com Aids. Dizemos que o paciente está com a doença apenas quando os sintomas surgem. Vale destacar que soropositivos podem viver vários anos sem desenvolver o problema, tendo uma vida praticamente normal.

No dia 1º de dezembro é importante que todos realizem uma reflexão a respeito de solidariedade, amor ao próximo e compaixão. É importante que cada um reveja sua postura em relação aos soropositivos e também utilize esse momento para informar-se a respeito da doença e de como ela pode ser evitada. O preconceito e a falta de informação são os principais problemas enfrentados pela luta contra a AIDS.

Atenção: Ao passar por alguma situação de risco, realize o teste! Em caso de dúvidas sobre a doença e locais para retirada de camisinha, ligue para o Disque Saúde (136).
Curiosidade: O laço vermelho passou a ser usado como símbolo dessa luta a partir de 1991. Ele foi criado pela Visual Aids como uma forma de homenagear todas as pessoas que sofrem e morrem em decorrência da doença.

Como prevenir? Confira algumas dicas aqui: http://www4.faac.unesp.br/pesquisa/nos/olho_vivo/aids/prevencao.htm

Existe um site do governo que fala só sobre o assunto, aqui esta o link para mais informações: http://www.aids.gov.br/

Fontes: http://pt.wikipedia.org/
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-mundial-prevencao-contra-aids.htm


Esperamos ter ajudado com dúvidas e a divulgar esse dia! E lembre-se todo dia é dia de prevenção e luta !
Beijos e até o próximo post !


4 comentários:

Carol Justo on 1 de dezembro de 2014 às 17:38 disse...

Achei muito legal sua iniciativa de tratar em seu blog um assunto tão importante como esse. Parabéns

http://pinkisnotrose.blogspot.com.br/

Unknown on 1 de dezembro de 2014 às 18:37 disse...

Lindonas, Super parabéns por abordarem esse assunto super importante!
Merecem muitos elogios!
Vou adorar te acompanhar aqui! é lógico que já estou supeer seguindo e curtindo a fan page e as convido a seguirem meu blog tb e a curtirem minha fan page. Se puderem se inscrevam no meu canal do Youtube: http://www.youtube.com/user/tainaheille.
Me mandem o de vcs p eu me inscrever tb

nossoblogdemodaa.blogspot.com

Duds on 3 de dezembro de 2014 às 19:57 disse...

Oiie amei o post! Passei pra avisar que te indiquei em um desafio lá no meu blog! Beijoos! http://doce-penteadeira.blogspot.com.br/2014/12/desafio-liebster-award.html

Unknown on 4 de dezembro de 2014 às 01:32 disse...

Obaaaa *-* estou indo ver !

Postar um comentário